A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. A mesma é um programa de segurança do trabalho e saúde ocupacional obrigatório previsto na legislação trabalhista através do item 5.16 da NR 05 do MTE, portaria 3.214.
Podemos definir SIPAT como um evento anual e com duração de uma semana, conforme descrição do seu próprio nome, este evento é voltado para a conscientização dos colaboradores nos assuntos relacionados à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho através da organização palestras, reuniões, dinâmicas e outros. A sua promoção é um dever em conjunto da CIPA com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT – quando existirem. A não realização da SIPAT pode acarretar multas a organização e problemas judiciais.
O objetivo da SIPAT é levar informação e orientação aos funcionários sobre questões de saúde e segurança com no intuito de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais. E sua importância se da pelo fato de ser um dos principais eventos internos no que se refere a conscientização sobre hábitos de saúde e segurança no trabalho. Este é um evento em que a empresa tem a oportunidade de ter profissionais especializados e atrações interessantes para disseminar informações valiosas para seus funcionários, além de poder sair um pouco da rotina e proporcionar experiências diferentes e inovadoras para seus colaboradores.
O funcionamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é organizado e coordenado pela CIPA com em conjunto com o SESMT, conforme o mencionado anteriormente.
Para atingir a programação e os objetivos desejados poderá fazer o uso de:
• Palestras;
• Gincanas;
• Sorteios de brindes;
• Teatro e atividades motivacionais.
A fim de enriquecer o conteúdo da SIPAT poderão ser convidadas pessoas não pertencentes ao quadro de funcionários da organização para proferir palestras.
E vale destacar:
• Todas as atividades desenvolvidas na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho devem serem devidamente registradas em ATA nas reuniões da CIPA.
• Cabe a organização proporcionar os meio e condições necessárias para o bom desenvolvimento da SIPAT.
• Quanto mais dinâmico maior será o envolvimento dos colaboradores e melhores serão os resultados.
Dicas para organizar uma SIPAT de sucesso:
1. Monte uma programação com antecedência:
Para que a SIPAT aconteça com sucesso é preciso que a organização ocorra com uma certa antecedência e planejamento. O primeiro passo é definir os tópicos do evento de forma gradativa durante as reuniões da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
É importante definir pontos como:
• datas das reuniões da CIPA que abordarão a SIPAT;
• data e horário da SIPAT;
• lugares onde começará, se desenvolverá e terminará o evento;
• principal tema da SIPAT;
• atividades que serão efetuadas;
• possíveis patrocinadores e parceiros;
• materiais que serão usados e os recursos financeiros necessários.
• Tudo que for estabelecido deverá ser registrado nas atas para a devida formalização.
2. Defina uma equipe organizadora:
A fim de que a SIPAT atinja os objetivos pré-estabelecidos e tenha sucesso, é primordial a cooperação de todos, especialmente dos próprios funcionários. Por isso, deve-se definir uma equipe que seja responsável pelo planejamento e pela execução de tudo que foi decidido.
Divida as atividades entre os membros da CIPA de forma a criar subgrupos. Assim, as tarefas alcançarão todos os participantes, cada um sendo responsável por alguma atividade.
É importante ainda definir um coordenador para a equipe. Essa pessoa precisa de boas habilidades de liderança para gerenciar, orientar e obter um engajamento de todos os participantes.
3. Defina qual será o tema da SIPAT:
A definição da temática da SIPAT também é muito importante, pois existem muitos assuntos diferentes relacionados à saúde e segurança que podem ser abordados.
Deve-se pensar muito bem, pois ele deve ser atrativo para os funcionários, pois somente dessa forma estimulará a participação no evento, o tema também precisa ser efetivamente útil, para realmente proporcionar melhorias no ambiente de trabalho.
É importante que todas as atividades tenham alguma relação com essa temática global, mesmo que minimamente. Em paralelo, outros temas como qualidade de vida e motivação também são geralmente abordados.
Alguns temas sugeridos são:
• Qualidade de Vida;
• Alcoolismo, Tabagismo e Outras Drogas;
• Estresse e Segurança no Trabalho;
• Sexualidade (IST/AIDS);
• Saúde Mental (Ansiedade e Depressão);
• Motivação Administração do Tempo;
• Relacionamento Interpessoal;
• Dependência Digital;
• Educação Financeira;
• Saúde: Como Mantê-la nos Dias Atuais?
• Ergonomia;
• Segurança no Trânsito;
• Primeiros Socorros;
• Dependência Digital;
• Educação Financeira.
4. Determine um cronograma:
Para elaborar um cronograma, determine primeiro a duração da sua SIPAT e as atividades a serem desenvolvidas. O dia de abertura é importante para informar esse cronograma e conscientizar sobre a importância do evento.
Em seguida, defina as atividades: sorteios, dinâmicas, gincanas, premiações, distribuição de brindes, apresentações artísticas (música, teatro), vídeos, sessões de ginástica laboral, concursos, palestras ou outras atividades de acordo com o perfil da sua empresa.
Vale a pena investir na dinâmica do evento para que a SIPAT seja uma semana de engajamento e descontração. Para as pessoas que já vêm trabalhando sob pressão, muitas vezes com algum desgaste físico e emocional, possam descontrair e absorve as informações através de uma estratégia definida para impactá-las.
O humor é uma opção para passar valiosas lições. O humor representa um diferencial, pois atua de forma pedagógica, ajudando os funcionários a compreenderem melhor os temas abordados, sem tornar a conscientização algo cansativo e desinteressante.
Uma outra opção é a criação de um personagem central ou símbolo para a SIPAT. Ele pode participar de todas as atividades, conduzindo o enredo: um médico, uma enfermeira ou até um personagem mais lúdico.
Assim como na abertura, o encerramento do evento é um ponto-chave. É importante que os presidentes, diretores ou lideranças diretas estejam presentes em ambos.
5. Divulgue a SIPAT:
O sucesso de uma SIPAT está ligado a uma boa divulgação. Afinal, do que vale programar uma série de atividades se a programação não chegar até os colaboradores, não é mesmo? Por isso, essa divulgação precisa ser abrangente e eficiente. Utilize o máximo de meios que tiver disponível em sua empresa: faixas, cartazes, murais, e-mails, intranet, entre outros.
É interessante usar imagens atraentes, pois o apelo visual funciona muito bem para atrair simpatizantes.
6. Definição de um local adequado:
É importante que a SIPAT aconteça em um local adequado dentro da empresa. Se for necessário, podem ser escolhidos até mais de um. O local precisa ser confortável, mas principalmente adequado à atividade que será desenvolvida. Também deve ser suficiente para comportar todos os participantes.
Os auditórios e as salas de reunião são indicados para as atividades mais informativas. Mas até o pátio da empresa pode ser uma interessante opção, dependendo do escopo que será trabalhado.
Como se trata de uma série de atividades, a alternância entre os espaços pode ser interessante para quebrar a rotina e engajar ainda mais os colaboradores.
7. Defina também uma verba para o evento:
A organização e execução de uma SIPAT possui um custo e é necessário dinheiro. Mas é possível desenvolver soluções efetivas à empresa para diferentes orçamentos. Por isso, faça um orçamento equilibrado e mostre em que serão aplicados os recursos.
Monte uma pequena apresentação mostrando o custo benefício do evento e apresente aos responsáveis ilustrando a importância da SIPAT e os impactos positivos que esse investimento pode trazer para o dia a dia laboral. Não deixe de ressaltar como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode efetivamente contribuir para a redução de acidentes e de doenças no local de trabalho.
Organizar uma SIPAT exige responsabilidade e certos cuidados. Mas certamente é um evento estratégico para a empresa e pode ser uma experiência muito positiva para os trabalhadores!
Autor: Vinicius Miranda Ribas.