Conferência aborda saúde mental e trabalho

A Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho (CLNSMT), etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), ocorre em 28 de setembro das 8h30 às 18h, na Fundacentro, em São Paulo/SP, em formato híbrido. Para quem for participar no formato on-line, o evento inicia-se 9h. Para o presencial, é necessário chegar às 8h30 para fazer o credenciamento. Em breve, será disponibilizado o formulário de inscrições.

O tema do encontro será: Por que enlouquecemos no trabalho? A saúde mental da classe trabalhadora importa! Ainda serão observados os subtemas: O trabalho como promotor de saúde mental; O trabalho não é local para enlouquecer; Trabalhar sim, enlouquecer não!.

A reflexão parte do tema central da 5ª CNSM: A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS. Já o eixo principal - Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos – divide-se em quatro eixos, que serão debatidos na CLNSMT:

Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;

Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e

Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

 

Fonte: gov.br