2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo ( World Autism Awareness Day ). Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo).

O autismo é uma síndrome complexa e mais corriqueira do que se pensa, mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país.

No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.

No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce, e conseqüentemente iniciar uma intervenção prematura, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo, para termos idéia da dimensão dessa realidade no Brasil. E mudá-la.

E para comemorar a data, além do cartaz e do folder, vários prédios e monumentos importantes do Brasil e do mundo serão iluminados na azul (cor definida para o autismo), entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo), o prédio do Senado e o do Ministério da Saúde, em Brasília. Nos Estados Unidos, o prédio Empire State, em Nova York e no Canadá, CN Tower, em Toronto.

As instituições que cuidam de crianças autistas solicitam um gesto simples, mas significativo, por parte da população brasileira, que no dia 2 de abril as luzes das fachadas de seus prédios sejam acesas na cor azul, colaborando desta forma com o movimento em prol do autismo no Brasil e no Mundo.

Mais informações sobre o tema acesse http://www.revistaautismo.com.br/DiaMundial