Artigo avalia implantação de Protocolo de Vigilância em Saúde de população exposta a metais pesados

Em artigo publicado em agosto de 2019, na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, pesquisadores da Secretaria da Saúde e da Universidade Federal da Bahia analisaram a implementação de protocolo de vigilância e atenção à saúde das populações expostas a chumbo, cádmio, cobre e zinco, no município de Santo Amaro, localizado no Recôncavo baiano. A história local reflete problemas de contaminação por metais pesados ao longo de 40 anos, envolvendo moradores, pescadores, trabalhadores e ex-trabalhadores do setor metalúrgico, totalizando mais de 8 mil pessoas potencialmente expostas.

A partir de uma pesquisa qualitativa, com base na percepção dos gestores e profissionais da Saúde, o estudo buscou analisar os avanços e os obstáculos encontrados nos cinco anos iniciais da implantação das ações relacionadas ao protocolo. “Poucas experiências no Brasil retratam a avaliação de protocolos de vigilância ambiental e em saúde do trabalhador implantados pelo SUS em áreas afetadas por contaminantes ambientais”, observam os pesquisadores.

O texto completo de Implantação de protocolo de vigilância e atenção à saúde de ex-trabalhadores e população exposta a chumbo, cádmio, cobre e zinco em Santo Amaro, Bahia, de Rita Franco Rego, Louise Oliveira Ramos Machado, Gerluce Alves e Ila Rocha Falcão, está disponível no SciELO.

Fonte: Fundacentro.gov.br